Sobre a Artista

A arte na história de Gersony Silva

A arte na história de Gersony Silva

Foi criando um mundo interno de imagens e sonhos que ela conseguiu superar a dor física causada por uma enfermidade que a seguiu por toda a infância. Foi assim que a arte pousou em sua vida e a impulsionou com as suas asas conduzindo a uma trajetória mais leve. Segue desde criança de mãos dadas com a arte como necessidade, num constante movimento de análise investigativa e reflexão entre sua teoria história e prática.


Da significação do movimento surrealista traçado pelo seu olhar, emergiram dobras, fendas, passagens de luz e sombras, refletindo transcendências da alma e do corpo, da natureza e do humano, onde muito se vela e pouco se revela entre o azul e o vermelho.
É através do pulsar e do vai e vem dessas existências, ou seja, desses movimentos, que são a própria vida, que procura retornar ao seu silêncio, na caverna onde habita a sua essência, o seu Eu Superior. É nesse espaço que cria asas feitas da matéria dos sonhos e segue …com um corpo ainda frágil.

Nas instalações, objetos, desenhos, pinturas fotografias e performances, estão as questões da Inércia e do movimento que continuam fazendo parte da sua história, e portanto da pesquisa e reflexão do hoje


Desde a década de 80 Gersony participa de exposições no Brasil e exterior em Galerias, Museus de arte e Centros Culturais
Possui obras em Museus Centros Culturais e em coleções particulares

O estudo filosófico da contemporaneidade, a pesquisa de materiais, e seu universo iconográfico, resultam em pinturas, desenhos, instalações, performances, vídeos, fotografias e objetos.

Atualmente vive e trabalha em São Paulo.