Textos Críticos

RISOLETA CORDULA

O verdadeiro valor da arte de Gersony está baseado em sua sensibilidade e disciplina, além do requinte das composições.
Sua iniciação a pintura se deu há mais de duas décadas, através do desenho clássico. Sua pesquisa artística passou por diversas fases, incluíndo pintura à óleo e atualmente em acrílica.
A abstração contemporânea e enigmática de Gersony, que se exprime de uma maneira requintada em grandes dimensões, fazem o observador sonhar entre flores, estranhas paisagens de outros planetas (ou do nosso...) ou seres que se encontram em outro universo. Trabalhando com cores vivas e luxuriantes semelhante encontradas no seu país natal, o Brasil, à artista se dedica incansavelmente a seu trabalho de colorista nata.
Com perfeito domínio da técnica, aliado ao colorido requintado, na sua gestual percebe -se uma inquietude, uma dúvida, um mistério para enriquecimento do resultado do seu trabalho. Gersony não procura a sua inspiração, ela vai a seu encontro no decorrer do tempo. Ás vezes, se fixa no elaborar das transparências e da matéria, que assumem uma aparência de exuberancia sob seu olhar estranhamente sereno...
A linguagem da sua pesquisa artística, praticada como uma maneira de vida onde cada quadro representa um momento de sua verdade interior, confirma que a artista tem mais do que talento, ela tem a vontade determinada de ir cada vez mais adiante e de abrir novos caminhos na arte do século XXI.
RISOLETA CORDULA
Crítica de Arte - Membro da AICA-France (Associantion Internationale des Critiques d´Art)